Minha máquina é de segunda mão, ganhei ela da minha mãe no meu aniversário de 17 anos. Ela comprou da minha tia Helena e veio com todos os acessórios originais. Não sei quanto tempo ela tinha quando eu ganhei, mas veio na caixa original e me acompanha até agora, quase 10 anos depois. Isso explica como ela já estar mais amarelada, apesar de eu guardar longe do sol e com uma capa. Acho que plástico envelhece mesmo.
Descobri um tempo depois que esse modelo, que vem escrito Lady Star 20, era na verdade o 4802C. No site da singer tem o manual (se quiser ver, clica aqui.), mas ele veio com ela e eu ainda guardo o original.
Ela é uma ótima máquina portátil doméstica, tanto que ela nunca quebrou. Faço revisões bem esporádicas nela (aqui no Rio, recomendo o Antônio. Ele é ótimo, vem em casa e ainda dá 3 meses de garantia) e fora uma vez que a caixa de tensão estava totalmente estranha, não tenho muito problema em regulá-la eu mesma.
O zig zag mais apertado dela parece uma bainha enrolada de overlock, de tão apertado e fechadinho que é. Acho ótimo, antes de ter a ultralock e até mesmo agora, pra algumas coisas, chuleio a costura com ela mesma.
Apesar de eu amar muito, ela é um pouco lenta. Só descobri isso quando costurei na da minha mãe, que é uma semi profissional. A da minha irmã também é bem rápida, às vezes erro as coisas por pesar o pé sem querer por estar acostumada com a minha 1.0.
Demorei algum tempo para aprender a fazer casa de botão nela. Esses desenhos na frente nada ajudam e sempre tratei eles como decorativos, rs. Quando comprei um pé pra casa melhorou bastante, mas acho que ainda não encontrei a configuração perfeita pra fazer as casas.
Quando estivemos em Manaus para o natal passado, comprei alguns itens que queria muito e não tinha procurado ainda. Um foi esse pino para usar duas linhas e eu uso como principal. O outro foi a “tampa” do pino, que segura o retrós firmezão no lugar. Acho que hoje tenho todos os acessórios que queria pra ela mentira, ainda quero o pé de bainha larga que estava em falta no armarinho maravilha que a gente foi em Manaus. Fora isso, acho que consigo ótimos resultados hoje com os acessórios que eu tenho. E para o que ela não serve, uso a Ultralock que vou falar num próximo post.
Beeijos
Boa noite! Tenho uma lady star 20 desde 1996 e nunca lubrifiquei. Você pode me dizer como lubrificar, por favor?
Oi Eliana, tem um vídeo com um modelo parecido: https://www.youtube.com/watch?v=Nx3JDCbjrw8. Faz toda a diferença!
Tenho uma máquina dessa que comprei com meu primeiro salário do meu primeiro emprego, em 1997.
Ela é muito boa, pau pra toda obra mesmo, não precisa de muita manutenção, só requer limpeza e lubrificação, que dá pra fazer em casa, mas ela é lenta e é preciso rapidez pra alguns trabalhos…….vc saberia me dizer um modelo similar à ela?
Oi Rumênia! Eu troquei recentemente por uma Singer 4423 e ela é RÁPIDA. Gostei muito da troca.
Boa noite minha esposa comprou uma máquina de costura Singer Ledy Star 20, mais ela está com o ponto da costura reta muito pequeno.
Existe a possibilidade de aumentar o ponto para ficar um pouco maior, ou isso não é possível., Como ela não sabe como fazer para aumentar o tamanho do ponto, e menos eu que também não sei, estou enviando esta pergunta para quem souber enviar de como pode ser feito esse procedimento,.
Desde já agradeço a, alguém que souber dar essa informação Agradecemos e boa noite,.
Oi Pedro, você tem que rodar o seletor de comprimento do ponto, que é essa rodinha em volta do botão de retrocesso. Se ainda assim estiver muito curto, tem que trocar os dentes que passam o tecido pra trás, embaixo da parte que tem a agulha.
Boa tarde! Nossa, eu tenho uma dessa também, por coincidência ganhei da minha sogra Helena!!
Eu já tinha uma máquina, mas estava travada e ela me deu pq não usava mais!! É ótima essa máquina, ganhei na caixa com todos acessórios também! Acabei de conhecer seu blog e já me identifiquei!
Boa tarde como faço para comprar uma máquina dessa?
Comprei a minha em 1996. Ela ainda tem a caixa original e todos os acessórios de fábrica. Não sei costurar muito mas faço bonecas e suas roupinhas e ela NUNCA me deixou na mão. Funciona muito bem e estou muito contente com ela. Nota 10!
Tenho uma. Comprei quando estava grávida para fazer as “barras” das fraldas de meu filho que hoje esta com 25 anos. Ela é ótima, uso para pequenos reparos..
Tenho uma ótima, ganhei da minha cunhada, um presente valioso, estou amando.
Oiiii ganhei está máquina de uma grande amiga que faleceu de covid gostaria de saber se vc sabe me dizer o nome e se tem um nome do pedal ela veio sem o fio que liga na tomada e na máquina como e o nome dessa peça