Minha irmã já fez o post de resenha do primeiro livro MIB que a gente comprou, quem perdeu: vê aqui. A minha dificuldade é que eu sou uma porta pra entender modelagem plana, uma vez a Patrícia Cardoso disse que a modelagem plana a partir de formar geométricas é bem menos fácil de assimilar com o corpo, apesar de ser mais simples de iniciar. Moulage oferece esse contato direto com a silhueta, o que acho que pra mim, facilitaria o processo. Mas como eu não tenho como fazer aula de moulage agora, a modelagem plana se tornou uma bela alternativa pra mim.
Não essa ser a minha opção que é necessariamente a mais simples. Empaquei muito antes de descobrir como transferir uma pence (sim, parece fácil, mas é muito difícil só vendo desenhos). Aqui entra esse livro. Ele é um livro meio caro (R$ 89,00) mas quando eu vi uma promoção de 50% comprei sem pensar duas vezes.
O livro é muito mais detalhado que o MIB, com explicações pontuais sobre vários detalhes da produção industrial de vestuário, nomeclaturas e explicações. O Sumário completo do livro pode ser visto aqui, mas botei essa imagem aqui para vocês terem idéia do conteúdo.
Minha sugestão é ter os dois: esse como uma introdução e o MIB como uma forma de se aperfeiçoar, acho que são complementares.
Uma coisa que achei muito muito interessante foi que o livro apresenta as bases e como corrigir algumas imperfeições, como excesso de tecido na virilha na calça e fendas desalinhadas. Acho as instruções bem gerais mesmo, voltadas pra produção em massa. Por isso, faço minhas bases seguindo o Gil Brandão e as modificações seguindo as instruções de ambos os livros.
Foi com essas instruções que eu tracei o molde do meu desafio de abril que vou postar em breve!
Modelagem Industrial Brasileira: Tabela de Medidas – 3a. edição. Sonia Duarte. Editora Guarda Roupa, 2015. Site: http://www.modelagemmib.com
p.s.: a sônia me lembra a mãe da lilu
também lembrei!
gostei bastante desse. acho que vou comprar um tb
Minha costureirinha linda. Você tem talento de sobra. Só precisa paciência, o que é fundamental para uma boa costureira.