O molde que eu escolhi pra refazer foi o da Burda de Setembro/2015. Eu acho essa moda do midi ótima e essas calças neste comprimento que ficam parecendo saias são ótimas para minha vida de ciclista pois posso ir de bike com a praticidade de uma calça mas com o frescor de uma saia.
A 1ª vez que fiz esse molde, escolhi um tecido muito ruim pra volumetria dele e tive zero paciência pra etapa “Braguilha” e menos ainda pra etapa “Cós”. A prega cruzada (não sei se esse é o nome oficial) faz um volume bem grande na frente e ainda tem bolsos. O tecido que escolhi era um crepe grosso, essa parte da prega ficou muito muito cheia, enfim, horrível.
Aí veio o desafio desse mês e, na escolha do tecido, fui correndo pro lado oposto de grosso e pesado: viscose. Viscosezinha fluida com uma estampa muito bonita e colorida que trouxe da minha última viagem pra Manaus. O Hell de Janeiro estava com temperaturas que não me deixavam ter saudade do clima da cidade natal, então fui seca na viscose.
Essa peça foi cheia de aprendizados, apesar de já ter feito uma antes. O primeiro foi: as mulheres alemãs são muito grandes. A primeira vez fiz o tamanho 40, seguindo os números da tabela. Ficou E-N-O-R-M-E. Tipo, fiquei sambando dentro dela. Como já tava com uns acabamentinhos meio toscos, botei na sacola de roupas de doação. Da segunda vez fiz com o molde 38. Eu não uso 38 há muitos anos, mas fui na fé, ignorando os dados da tabela. Ficou apenas um pouco maior e eu desfiz pra ajustar. Neste ajuste, refiz essa prega transpassada por que não estava gostando do volume mesmo com a viscose.
Colocar o cós foi a pior parte depois da braguilha. É uma coisa que preciso muito mesmo praticar. Mas no fim, gostei do resultado:
Fiz um botão forradinho do mesmo tecido, mas a entretela do cós meio que ficou mole depois de lavar e ficou saindo como dá pra ver na foto, mas coloquei um colchete dentro que segura no lugar. O comprimento midi que mais gosto em mim é 68cm, tenho que anotar isso em algum lugar pra lembrar sempre.
No fim das contas gostei bastante mas sei que ainda tá (bem) longe do perfeito. Mas enquanto não fica perfeito, vou aproveitando o colorido nesse começo de outono com cara de meio de verão.
oi sou nova nesse ramo de costuraa e to louca pra fazer uma calça dessa vc teria o molde ? ou um poste mostrando como fazer o molde obg e sucesso lindaa
Oi Adriana, esse molde veio na revista burda, dá uma olhada no site deles que acho que estão vendendo moldes avulsos.
Acho que a Bê ficaria muito bonita nessa tipo saia.
Obrigada, mas é uma calça, beibe ;*
Eu adoro essas saia-calças que parece uma coisa, aí é outra =D
hahahhaah é!
Q liiiiiinda!
Brigada, mãezinha!
Eu adoro esse comprimento também Dani!
Pra baixinhas fica ótimo! São as famosas pantacourt!
Ahhh… ficou lindona! Estampa super transada! (sim, uso gírias antigas! Haha)
Bjos meninas!
HAHAHAHAHAHAHHAHA Estampa Transada é o melhor, vívian! A gente vira com a altura que tem mas a verdade é que acho aquelas que é só um palmo acima do ossinho do tornozelo com cara de “o defunto era maior” (não é só tu que usa gíria antiga hahahaha).
Daniiiii será que eu posso ter uma dessa?! Eu acho linda mas não tive coragem de investir ainda! Arrasou!!!!
Mana, todo mundo pode. Mas a gente que é mais baixa eu recomendo só um pouco abaixo do joelho. Acho TÃO confortável e fica arrumadinho mas descolado. Vai sem medo.
Adorei. Já quero fazer essa também. Ah, pro cós, tu tens que experimentar a entretela de algodão. É uma belezura. Só quero dessas agora. E esses tamanhos da burda, olha. Beijoo