Só pra mostrar pra vocês que eu também virei adepta do linho, igual minha irmã. Ela trouxe uns metros de linho pra mim, e morreu de colar pra virar calça, já que trabalhar de calça jeans nesse clima de Manaus me deixa agoniada (eu preciso trabalhar de calça comprida, não pode saia, infelizmente). Eu tenho uma calça pantalona de viscolycra que é a coisinha mais gostosa de usar, além do que fica mais elegante que o jeans. Pensando nela, fiz a primeira pantalona da vida a partir de um molde que a Dani fez no ano novo, de uma pantacourt. A calça dela ficou linda, eu experimentei e deu legal em mim, mas achei muito pega-marreco, como diz mamãe. Ou seja, muito no meio das canelas. Aí resolvi aumentar alguns centímetros no comprimento do molde.
Eu morro de pena quando faço alguma coisa e sobra retalhos de tecido que não consigo aproveitar, então sempre procuro escolher entre os que tenho um tecido com tamanho de acordo com a metragem necessária pra cada projeto. Mas dessa vez eu exagerei, olha. Cortei inclusive muito rente à ourela, e assim também já é demais. Então, se você vai fazer uma pantalona, tem 1,60 m de altura, 68 cm de cintura e 102 cm de quadril, 1,50 m de linho É POUCO pra fazer uma calça com bolsos, passadores e cinto, tá? Pras minhas medidas eu já sei que essa metragem de tecido dá pra uma calça skinny ou reta, talvez pantacourt, mas pantalona é melhor não.
Fiz o acabamento interno na ultralock. Ainda tô aprendendo a usar essa máquina, mas eu gostei bastante do resultado. Papai disse que deu um acabamento profissional hahah, só que ele não sabe que sou fã de acabamento da alfaiataria e alta costura e que, se eu tivesse disposição, tacava era viés nos acabamentos internos. Mas comprei a ultralock justamente porque não sou lá muito paciente.
Eu só tinha um zíper normal de 40 cm dessa cor, daí cortei e coloquei atrás, entre duas pences. Em cima, fechei com colchetes. Acho que teria ficado muito bonito um zíper invisível no lugar desse.
Embora não seja difícil fazer um molde de calça pantalona, quis aproveitar que o da Dani já tinha pregas. Aí adicionei também bolsos nas laterais, passadores e um cintinho.
Eu gostei tanto, tanto, mas vou fazer ainda uma alteração: percebi que o cinto levanta e fica mais pra cima na minha costa, então vou tirar um pedaço dele pra fazer outros dois passadores e colocar mais perto do zíper.
Achei que minha calça ficou chique, além de fresquinha <3 Pinei no meu board Combinações, do Pinterest, algumas idéias pra me inspirar na hora de usar essa calça e já fiquei de olho em outros modelos de calça que vi por lá. Vamos ver qual vai ser a próxima… Beijos,
gente, morri de rir com o “pega marreco” hahahahaah
A calça ficou linda, viu! Espero que tenha usado bastante (tô vendo que o post é do ano passado, omg!)
Postem mais! beijo!
Dani bom dia!
Descobri Pespontinho e estou adorando. Já passei o site p/ minhas amigas que estãi empenhadas em costurar bem.! Baixei o livro do Gil Brandão, e quero estudar com afinco o método p/ costurar p/ minha filha.
Dani sua calça pantalona ficou linda! Vc poderia me dizer onde vcs se basearam p/ fazer o molde, pois quero fazer p/ presentear minha filha.
Obrigada e um grande abraço.
Que bom que você gostou. Esse molde foi minha irmã que fez, baseado nas instruções de modelagem do Gil Brandão. Acho os livros super didáticos e fáceis!
Ficou lindona…fiu fui.
Ons: Esse tecido fica bom pra cueca?
Esse molde deu mais certo em ti que em mim hahahah Ficou lindíssima!
Mamãe viu ao vivo e amou. Quero uma