[Ana] Desafio de março: Vestido tomara-que-caia

Por Ana Elisa em Costura, Desafio do Mês

Esse fiz num dia, porque adoro esse modelo e tava afim de tentar mais uma vez.

A história é a seguinte: vi esse modelo na Burda 04 (nov/14) e quis fazer. Pela tabela de medidas da Burda, meu manequim é (ou seria) 40. Fui lá, copiei o molde, cortei o tecido, costurei num tricoline com estampa de azulejo português… e ficou enooooorme. Não foi grandinho, foi enorme mesmo. Tentei até apertar os lados, mas não ficou legal. Fiquei triste, mas uma semana depois comprei outro tecido, dessa vez uma sarja com estampa étnica, e resolvi refazer. Copiei dessa vez o tamanho 38, cortei, costurei… e ficou grande no busto. Aí resolvi dar pra minha prima, mas não deu nela, e insisti pra minha irmã ficar, porque ele tava lindo. Ela não gosta de tomara-que-caia, acho até que nunca vai usar, mas ficou com ele (acho que por causa da minha frustração. Sério, fiquei muito triste). Uns meses depois, arrumando meu armário, achei o primeiro vestido (ele tava tão lindo que não tive coragem de dar) e resolvi desmanchar pra refazer. Dessa vez, copiei o tamanho 36 e tava super empolgada, porque sabia que agora ia, ainda mais na estampa lindona. Desfiz o vestido, passei as partes dele, coloquei os moldes em cima e ajustei o tamanho. Diminuí também a altura, porque sou pequena e os moldes da revista são pra pessoas mais altas. Quando acabei de costurar e corri pra provar, o vestido não fechava. Ficou pequeeeno!!! Quase eu choro. Coloquei logo num saco com roupas pra doar e joguei o molde fora rs.

Minha hipótese é que, como eu não risco a margem de costura, corto logo imaginando um dedo, cortei errado o tamanho 38, porque não é possível ele ter ficado frouxo e o 36 ter ficado pequeno. Assumi essa culpa e deixei pra lá rs.

Mas por que eu não fiz uma peça-piloto em algodão cru antes? Porque esses tecidos que eu compro são muito baratinhos (tipo tricoline de R$4 e sarja de R$7), e se eu acertar, ótimo, porque são bonitinhos. Mas se eu errar, não gastei tanto assim. O algodão cru que achei era mais caro que o tricoline. Então, quando dá certo, além de eu usar o piloto, faço outros com tecidos melhores também.

Mas voltando… Quando minha irmã sugeriu esse tema, pensei imediatamente nesse vestido. E lá fui eu, mais uma vez, atrás da Burda, copiar o molde.

copiando

eu copiei o molde à noite, por isso usei esse abajur sem fio do Bê, de LED, que ajuda que é uma beleza

No outro dia, copiei o molde no tecido. Aprendi um négócio legal no Pinterest (me segue lá), de amarrar duas canetas pra riscar junto a margem de costura.

desenhando

molde copiado

tecnica

técnica aprendida no Pinterest e a margem de costura riscada junto com o desenho do molde

Cortei tudo bonitinho e corri pra máquina pra costurar.

recortado

pedaços com seus respectivos moldes

O vestido ficou lindo. Tentei caprichar em cada detalhe. Ah, sim. Dessa vez copiei o tamanho 38, cuidando pra cortar exatamente onde tinha que cortar e costurar no lugar certo. Mexi no comprimento igual fiz no 36 também. E…

experimentando

frouxo no busto

deu ruim de novo. Gente!!!!! Ficou frouxo no busto e ficou mais curto que eu imaginava, mas como achei que fiquei com um corpão, nem liguei pro comprimento.

analisando

frouxão. se fosse mais apertadinho em cima, tava show

Diz se não ficou lindo, mesmo curto? Mas desguiei muito desmanchar pra refazer. Esse vai pra minha outra prima, que tem corpo de sereia e busto maior que o meu (eu acho). O bom de família grande é isso, não deu eu vou passando adiante. Só vou arrumar a barra, porque fiz uma bainha normal, mas quero fazer ponto invisível pra ficar mais bonito (e acho que dá pra aumentar mais o comprimento).

Depois que o Bê tirou as fotos, vi que o vestido tava todo torto. Mas deu pra ter uma idéia, né? Eu amei. Talvez um dia eu tente de novo, daqui a uns meses, quem sabe.

Ah, o tecido é um tricoline de algodão que comprei no saldão do Fernando Maluhy (falei aqui).


10 Respostas

  1. Estevão Sarcinelli disse:

    Ficou bonitão esse aí hein cunhadinha! Gostei dessa estampa, bem colorida

  2. Paloma disse:

    Arrasou!!!! Amei! Manda pra mim quando sair uns plus size! *.* eu queria saber fazer…fez parecer fácil Ana! Admiro muito vcs! Bjs

    • Ana Elisa disse:

      Mas é fácil, paloma. é só se dedicar um pouquinho. e é bem gostoso, o tempo passa rapidinho. beijoo

  3. disse:

    Na minha opinião esse foi o vestido mais bonito que você já fez…uma pena não ter dado certo, mas alguém ficará bem feliz com esse presente.

    • Ana Elisa disse:

      também achei, b 🙁 mas vai ficar lindo na may, vc não acha? beijoo

  4. Dani disse:

    Ficou sereeeeia! E ei, eu fiquei pq amei muito aquele tecido. Contrariando as expectativas, vou até usar amanhã pra aproveitar esse verão.

  5. Misla disse:

    Ai ai ai ui ui! Gostei! Ficou lindo! Ficou linda! =)

Deixe um comentário!