Com o casaco fora da disputa (estava pensando em fazer um casaco forrado) por falta de tempo, resolvi fazer algo que fosse menor, mas não menos desafiador pra mim: um sutiã.
No desafio do biquíni eu optei mais por um top que por um sutiã propriamente dito. A modelagem nada mais era que a de uma blusinha, não algo que tenha um ajuste tão delicado de um sutiã.
Minha medida do busto é 72cm, mas minhas costas são bem finas e boa parte desse tamanho vai pra parte da frente já que meu peito é bem farto.
O que acontece quando se tem essa proporção, no mercado brasileiro, é que comprar um sutiã se torna uma tarefa difícil e, pra mim, meio desastrosa. Psicologicamente é bem desgastante, economicamente é frustrante e acho uma experiência um tanto quanto triste ficar procurando algo que nunca vai ser o que você precisa.
Então, por que não fazer meu próprio, não é? A partir desse princípio tirei minhas medidas, saquei meu livro do MIB: Tabela de Medidas e fiz a modelagem.
Fiz no computador mesmo, sempre acabo usando muito papel para modelagem e por isso prefiro fazer no Illustrator e imprimir tudo. Essa formação de Designer tinha que me dar alguma facilidade pros meus hobbies. Molde impresso e cortado, resolvi usar uma malha que comprei em Manaus e que me pareceu confortável pra esse fim.
Com zero experiência, segui as instruções do Cloth Habit pro molde deles, o Watson Bra. As dicas foram maravilhosas, principalmente quanto ao acabamento. A parte de ficar um elástico aparecendo ficou ótima e deu um ar mais profissional.
Fiz tudo na reta mesmo, com o zig zag pequeno e na largura 3, deu uma estabilidade boa e duvido que rasgue com a malha. A pala de baixo eu fiz com duas faces da malha pra dar mais estrutura.
Tudo terminado, tosqueiras de acabamento disfarçadas e eu fui provar o dito cujo. E óbivo que eu me medi errado. A circunferência do meu busto é 15cm mas quando olhei na tabela que o número 50 tinha circunferência de 10cm eu achei que tinha alguma coisa errada e fui de 10cm. A pala, que é pra ficar abaixo do seio, ficou meio na base, o que deu uma achatada na silhueta. Mas como ficou incrivelmente confortável, vou usar para ficar em casa. Tenho pensado em fazer um novo agora com as medidas certas, mas cadê o tempo?
Enfim, consegui fazer um suitã! Mas ele ainda assim não serviu em mim… Essa coisa das medidas é bem chato mesmo, acho que é o meu maior problema de modelagem, me medir.
Mas é assim, cada vez aprendendo mais!
Beeijos
Amei!!! Lindo!
ficou muito legal, mana. preciso fazer um também